terça-feira, 11 de julho de 2017

Daileon é o robô gigante mais poderoso(Por Luciano Alves)


"Daileon é o robô gigante mais poderoso?"

É quase um senso comum entre os fãs de tokusatsu que o "Gigante Guerreiro Daileon" é o mais querido do Brasil! Sucesso esse, que muito se deve ao excelente desenvolvimento e aproveitamento, do mesmo, dentro de sua série (Jaspion). Algo ainda não visto em outros do gênero. Mas, o fato dele ter um "cantinho" especial em nosso coração, o faz dele o mecha robô mais poderoso já apresentado em todas as séries tokusatsu?

Este texto não tem a menor intenção de menosprezar (ou algo do tipo) ao "nosso" Daileon. De forma alguma! É apenas a opinião de um fã de robôs gigantes que resolveu analisar, por uma determinada ótica, o quão poderoso é Daileon. Fiquem à vontade para discordar e comentar vossas opiniões.

Vamos começar... 

Para realizar essa análise, eu coloquei de lado todo o sentimento nostálgico para com ele (afinal, ele é o robô que mais marcou a minha infância) e analisei detalhes em suas lutas como: inimigos, soluções dadas para certas situações adversas etc. Fiz uma lista dos pontos positivos e outra com seus pontos negativos. Entre os pontos positivos, podemos destacar:

• Pode se mover sem um piloto: foi mostrado na série, que ele pode se mover sozinho, como no episódio "O Contra-Ataque de Daileon";

• É capaz de interessantes variações e combinações de socos e chutes;

• Força: é capaz de arremessar monstros dos mais variados portes físicos;

• Possui um ataque final que pouquíssimos inimigos não explodiram após recebê-lo (provavelmente, Haneda e Marigoss, do episódio 01, só escaparam da explosão por terem recebido apenas "metade" do golpe);

• Possui lasers que podem ser lançados do peito e de seus olhos;

• E por último, a espada dourada que lhe permite aplicar o poderoso Daileon Cosmic Laser;

Realmente, um repertório de respeito!

Teria Daileon fraquezas?

Após analisar, o que pode parecer incrível para alguns, aconteceu. Sim, Daileon tem suas fraquezas e limitações! Vamos a elas:

• Daileon, quase sempre, enfrentava feras irracionais enfurecidas pelo poder de Satan Goss. Todas as vez que ele enfrentou monstros com o mínimo de "inteligência" ou "raciocínio" ele enfrentou sérias dificuldades.

Exemplo 1, Daileon vs Bogan: No primeiro confronto, Gassami comandou Bogan de dentro de uma "cabine". Resultado, Daileon se viu obrigado a bater em retirada por ter a sua energia sugada. Já no segundo confronto entre eles, Gassami não controlou, diretamente, as ações de Bogan. O resultado foi a vitória de Daileon (e com estilo rs).

Exemplo 2, Daileon vs Aiga: Aiga era um monstro totalmente controlado por Aigaman, assim como Daileon era por Jaspion. Após os primeiros embates, Aigaman estudou melhor Daileon. Jaspion, também, fez as suas considerações sobre Aiga. Porém, Aigaman preparou Aiga melhor para o confronto e a luta se mostrava, amplamente, a favor de Aiga. Se o Jaspion não tivesse interferido, diretamente, no "raciocínio", no comando de Aiga (destruindo Aigaman) a tendência era que com o prosseguir da luta, Daileon não conseguisse vencer Aiga.

E exemplo 3: Satan Goss e Poderoso Satan Goss: Enquanto Satan Goss não havia evoluído, os embates entre eles eram difíceis para Daileon (muito por conta da poderosa espada de Satan Goss). Satan Goss jamais sucumbiu ao poderoso "Golpe Daileon". Detalhe, ele recebeu o ataque em duas oportunidades! Após a sua evolução, a diferença entre ambos ficou enorme! Daileon não conseguia se aproximar de Satan Goss e nem mesmo em posse da espada dourada, a situação parecia favorável ao Gigante Guerreiro. Foi necessário que o Tarzan (o bebê) paralisa-se os movimentos do Poderoso Satan Goss para que ele obtivesse a vitória;

• Daileon possui um baixíssimo arsenal bélico: Daileon sempre utilizava socos e chutes como base de seu estilo de luta. O problema é que nem todos os inimigos poderão ser derrotados na base da "porrada". Ele precisa se aproximar de seus oponentes e como vimos contra Aiga (portador de uma broca, serra e martelo) e contra o Poderoso Satan Goss (portador de tentáculos) nem sempre pode dar certo lutar próximo ao oponente. E como ele não tem muitos recursos para atacar à distância, a luta fica difícil (vide luta contra Aiga, que à distância, o atacava com a serra-bumerangue e o atraía com o martelo-corrente). Lembrando que em um combate mortal entre o bem e o mal, não dá pra esperar que o inimigo lute desarmado só por questão de honra. Todos lembram de Cavaleiros do Zodíaco em que Atena não gostava que seus cavaleiros utilizassem armas, mas, isso não impedia que os guerreiros dos outros deuses utilizassem e a questão nunca foi tratada como deslealdade, uma vez que a não utilização é uma opção pessoal de Atena;

• Daileon tem dificuldades em lutas subaquáticas: como vimos nas lutas contra  Pirossauro, contra Aiga e contra Destros, Daileon tem dificuldades debaixo d'àgua. Muito se deve ao seu estilo de luta que fica comprometido devido à restrição de movimentos imposta  pela submersão;

• Daileon voa, ok. Mas, saberia lidar com uma batalha aérea? Na série, não nos foram mostradas as habilidades aéreas de lutas (se é que ele as tem) de Daileon. Lembrando que o Daileon Kick é executado em um salto e não durante o voo;

Bom, depois de analisar esses pontos fortes e fracos de Daileon, podemos fazer uma comparação com outros robôs gigantes de outras séries tokusatsu. A conclusão que eu chego, é que Daileon é o robô mais bacana das séries tokusatsu! Seu estilo é muito legal de ser ver! Mas, ele não é o mais completo, logo, não é o mais poderoso! Em diversos cenários, ele seria colocado em situações de desvantagens para com outros robôs. Lutas aquáticas, lutas aéreas, oponentes com até mais de cinco mentes raciocinando contra e com um arsenal bélico impressionante e com altíssimo poder de destruição (robôs dos Super Sentais, por exemplo) etc.

Particularmente, gostei de ter realizado essa análise sobre os pontos positivos e negativos de Daileon. Não diminuiu em nada a minha admiração por ele, mas me fez conhecer fatos sobre ele que me passaram despercebidos enquanto meus olhos brilhavam ao vê-lo na tela! É isso! Até próxima, Animetokufãs!


Por Luciano Alves de Souza

Adm Rede Tokusatsu

Adm Fãs de Séries Japonesas

Adm página Mundo Tokusatsu

Adm página TokuShow

Adm página Santuário dos Animes

Adm página Boruto, Filho de Naruto & Animes

Colaborador Planet Satsu                      

14 comentários:

  1. Excelente texto, só li verdades aí, é exatamente do jeito que eu penso. Daileon é físicamente forte, mas um robô que luta na maioria das vezes contra monstros que são apenas feras irracionais, enfurecidas por Satan Goss, na define um alto padrão, sendo que ele os vence com dificuldades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sendo que para enfrentar monstros irracionais, um robô que basicamente só sabe socar e chutar, já tá bom demais.

      Excluir
    2. Valeu, Sneijder! Muito obrigado!

      Excluir
  2. Concordo plenamente com tudo que foi dito , parabéns meu nobre amigo adm Luciano Alves !!! Planetsatsu , Rede Tokusatsu e Fãs de Séries Japonesas unidos pelo melhor em tokusatsu e animes !

    ResponderExcluir
  3. Pode não ser o mais forte,mas e o mais querido de todos^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! No Brasil, não há outro robô que possa com ele em popularidade.

      Excluir
  4. Caraca, nunca tinha analisado dessa forma, e realmente concordo com cada linha. Daileon é o mais bacana mesmo porém, não o mais poderoso.
    Parabéns pelo texto Luciano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Renato! Alguns ainda se confundem entre o "preferido" e o mais "poderoso". Abraço, Amigo!

      Excluir
  5. Fala meu nobre Xará!! Ótima analise e texto. Realmente bo quezito carisma, Daileon seguirá diaparado em nossoa corações como você mencionou. Analisando pelo critério de que os demais robôs seguntes foram melhor elaborados e caracterizados, penso que Daileon fica um pouco para traz. Valeu e um abraço!!! "Animetokufãs" ..kk!!!
    Luciano Florêncio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rs... valeu, Xará! "É Animetokufã na veia!" kkk... Abraço!

      Excluir
  6. Bela análise, mas discordo de alguns pontos, como lutas aquaticas e aéreas, até aonde eu saiba nenhum robo dos super sentais são bons nesses tipos de lutas, e eles tbm não tem um arsenal tão vasto como vc frisou. E todos os monstros que ficavam gigantes nos super sentais tbm ficavam irracionais, aqueles que tiveram um pouco de racionadade sempre causaram serios danos aos Robôs gigantes. Talvez o único ponto do fraco do Daileon seja a luta em curta distância.

    ResponderExcluir
  7. Daileon era acima de tudo um robô lutador, por isso raramente utilizava armas, oq o tornava independente, a tal ponto de parecer ter vontade própria, pois vzs víamos Jaspion apenas dando os comandos e outras vzs nem isso precisava, realmente acho impossível outro mecha superar o gigante guerreiro, talvez o Gran Titan dos Flashman, mas só se acertasse seu raio destruidor logo de início, caso contrario Daileon o destruiria tb.

    ResponderExcluir